segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fluminense vence disputa com o Botafogo e acerta contratação de Ewerton

Meia, ex-Barueri, realiza exames médicos e assina contrato nesta segunda-feira, nas Laranjeiras. Dirigente também confirma Julio Cesar

Aos poucos o Fluminense vai mostrando sua força no mercado e vai atendendo aos pedidos de Cuca para reforçar a equipe na próxima temporada. O Tricolor acertou com o terceiro jogador para 2010: Ewerton, ex-Barueri. Nesta segunda-feira, o meia realiza exames médicos nas Laranjeiras e se apresenta com os novos companheiros no próximo dia 4 de janeiro, quando todo o elenco segue para Vitória para pré-temporada.

Na mira também do Botafogo, Ewerton assinará contrato de quatro anos com o Flu. O clube, em parceria com o patrocinador, adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador. Aos 25 anos, ele se encaixa no perfil traçado por Cuca de jogadores polivalentes, que se adaptam facilmente a mais de uma posição. Além de meia ofensivo, Ewerton atua também como ala-esquerdo ou volante.

- Está tudo certo. O contratamos com a ajuda do nosso patrocinador – confirmou o vice-presidente de futebol, Ricardo Tenório.

Nascido em Maranguape, no Ceará, Ewerton tinha apenas passagens por equipes do seu estado, como Ferroviário, Trairiense e Maracanã, antes de chamar a atenção no Barueri.

Julio Cesar faz exames na quarta

Além de Ewerton, Ricardo Tenório confirmou também a contratação do lateral-esquerdo Julio César. Na negociação, o Fluminense também adquiriu parte dos direitos federativos do jogador, que pertenciam ao Cruzeiro.

- Faz exames médicos na quarta-feira – revelou o dirigente.

Thiaguinho, ex-Botafogo, é o outro reforço do Tricolor para 2010.

Belluzzo confirma pendência com Love, mas alerta: 'Não adianta forçar a saída'

Presidente do Palmeiras disse que clube deve um mês de direitos de imagem ao jogador, que pretende trocar o Verdão pelo Flamengo

Realmente, o atacante Vagner Love e o Palmeiras não estão em sintonia. Se já não bastasse a vontade do atleta em deixar o Palestra Itália para fechar com o Flamengo e assim, disputar a Taça Libertadores da América de 2010, o empresário do atleta, Evandro Ferreira, disse que o clube paulista está em débito com o jogador.

- Não sei precisar a quantia, acredito que seja um mês de salário. Agora estou entrando em uma reunião e não posso dar maiores detalhes – afirmou o empresário, em contato telefônico com o GLOBOESPORTE.COM na tarde desta segunda-feira.

O presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo, confirmou o débito e disse que o clube tentará quitá-lo nos próximos dias.

- Devemos um mês relativo ao direito de imagem, algo em torno de R$ 200 mil. Dever um mês de direito de imagem no futebol brasileiro é algo absolutamente normal. A grande maioria deve três. É claro que o Palmeiras vai honrar os compromissos assumidos – afirmou o dirigente.

Bellluzzo, no entanto, disse que esse débito não vai mudar em nada o desfecho da negociação. Para liberar o camisa 9, o Verdão insiste em receber uma compensação. E a moeda de troca escolhida dentro do elenco rubro-negro foi o meio-campista Everton.

- O Vagner tem contrato com o Palmeiras e não adianta ele reclamar. Ele só sai se houver uma negociação que satisfaça aos interesses do clube. Não adianta forçar a barra para sair que isso não vai dar certo – concluiu o dirigente.

Atlético-MG quer anunciar quarto reforço antes do réveillon

Presidente Alexandre Kalil diz que negociação está perto de ser fechada, mas não revela nome nem posição do jogador

O Atlético-MG espera anunciar o seu quarto reforço para a temporada de 2010 antes da virada de ano. Sem revelar o nome do jogador e nem mesmo a posição em que ele atua, o presidente Alexandre Kalil disse que uma negociação está próxima de ser concretizada.

- Temos condições de anunciar um jogador antes do réveillon - declarou o dirigente, durante entrevista coletiva concedida na sede administrativa do clube.

Questionado sobre a procedência do reforço em questão, Kalil preferiu não dar pistas aos jornalistas:

- Não, vocês (da imprensa) são muito espertos. Se eu citar o clube, vocês vão lá e descobrem qual é o jogador – respondeu o dirigente atleticano.

Até o momento, o Galo anunciou três reforços para 2010: o lateral-esquerdo Leandro, o zagueiro equatoriano Jairo Campos e o meia-atacante Muriqui. Alexandre Kalil entende que o Atlético-MG já tem uma base pronta para 2010 e não precisa de muitos reforços além dos já contratados.

- No ano passado, tivemos que formar um time, e este ano temos que arrumar a equipe. Então, estamos dando essa arrumada. É tentar trazer a menor quantidade possível, com mais qualidade. E aproveitar a nossa base o máximo possível. Bem ou mal, ela se mostrou uma base competitiva – argumentou Kalil.

O presidente fez questão de dizer que Vanderlei Luxemburgo, ao contrário do que muitos imaginam, não exagerou no pedido de reforços:

- O Vanderlei pediu pouca gente. O Muriqui é um deles, o Leandro também. Nada de excepcional, nada de grandioso, até porque eu tenho notado no futebol brasileiro que a calma é geral, a responsabilidade é maior do que era. Então, nada do que ele pediu nos assustou ou foi descartado até agora.

Santos vai apresentar Dorival Júnior na 4ª e está muito perto de anunciar Souza

Atacante do Corinthians deverá ser o substituto de Kléber Pereira

O técnico Dorival Júnior começará oficialmente o seu trabalho no Santos na próxima quarta-feira. Às 16h30m, na Vila Belmiro, ele, que assinou contrato até dezembro de 2010, será apresentado pelo presidente Luiz Álvaro de Oliveira em evento que acontecerá na Vila Belmiro.

E, no mesmo dia, o time poderá confirmar a contratação do atacante Souza, que tem o passe vinculado ao Corinthians. As negociações entre as duas diretorias avançaram muito nas últimas horas e restam apenas pequenos detalhes para tudo seja confirmado.

- Estamos fechando todos os detalhes. A parte salarial e o tempo de contrato já estão acertados. A diretoria do Santos trabalha com uma nova filosofia e só vamos anunciar quando o atleta assinar o contrato – afirmou o gerente de futebol do clube, Paulo Jamelli, em entrevista à Rádio Globo.

Souza chegaria para ser o substituto de Kléber Pereira que, desgastado com o torcedor, preferiu não discutir uma renovação contratual com o clube da Vila Belmiro. No time de Parque São Jorge, ficou ofuscado pela estrela de Ronaldo e foi pouco utilizado pelo técnico Mano Menezes.

No Dia da Mentira espanhol, site afirma que Nelsinho Piquet voltará à Fórmula 1

‘Motor21’ crava que brasileiro fechou contrato de três anos com a Campos. Suposta pegadinha ainda não foi desmentida pela assessoria do piloto

No Dia da Mentira espanhol, uma informação divulgada pelo site “Motor21” deixou os fãs brasileiros de Fórmula 1 com a pulga atrás da orelha. O site afirma que Nelsinho Piquet fechou contrato de três anos para correr pela Campos, nova equipe espanhola da F-1 que já tem outro brasileiro contratado – Bruno Senna. Com jeito de pegadinha, a notícia, no entanto, ainda não foi desmentida por Nelsinho. Procurada pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, a assessoria disse que não estava conseguindo localizar o piloto e explicou que, por enquanto, não tem nenhuma informação nova sobre o assunto.

O “Motor21” diz ainda que a vaga teria sido comprada por Nelson Piquet, pai de Nelsinho, que teria adquirido 15% da Campos.

O 28 de dezembro é considerado o Dia de Santos Inocentes na Espanha, equivalente ao 1º de abril, Dia da Mentira no Brasil.

Neste ano, Nelsinho foi o pivô de um dos maiores escândalos da história da categoria. Ele admitiu que participou de uma armação da Renault, sua ex-equipe, provocando uma batida para facilitar a vitória do companheiro Fernando Alonso no GP de Cingapura. O caso acabou gerando a demissão do então chefe da equipe, Flavio Briatore.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Botafogo vence, foge do rebaixamento e tira Palmeiras da Taça Libertadores

Wellington e Jobson marcam os gols que mantêm os alvinegros na elite. Alviverdes perdem a quarta colocação para o Cruzeiro

A partida reunia duas equipes em situação complicada, dentro de suas realidades. Mas foi o Botafogo que saiu de campo em êxtase com a vitória por 2 a 1, neste domingo, no Engenhão. Não era a comemoração de um título, como poderia acontecer com o Palmeiras, mas sim a permanência na Primeira Divisão. E, com o resultado, foi o time paulista que deixou o campo vivendo um drama, pois a derrota significou o fim do sonho de uma vaga na Taça Libertadores no ano que vem.

A vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Santos fez com que o Alviverde caísse para a quinta posição, com os mesmos 62 pontos dos mineiros, mas uma vitória a menos. Assim, após liderar o Campeonato Brasileiro durante 19 rodadas, o Palmeiras terá de se contentar com a Copa Sul-Americana em 2010. Já os botafoguenses, que estiveram na zona da degola por 21 rodadas, terminaram o jogo consagrados como heróis.

Ambiente tenso para os dois times

Como era de se esperar, a partida começou em clima tenso, depois da festa de fogos e fumaça colorida feita pelos torcedores do Botafogo na entrada dos jogadores em campo. Apesar do conforto da arquibancada, o time da casa mostrou uma atitude inicial de extrema desatenção, que o Palmeiras tentou aproveitar chegando com perigo.

Diego Souza teve a primeira boa chance do jogo, cabeceando para fora, e Deyvid Sacconi também assustou num chute que obrigou Jefferson a fazer boa defesa. O Botafogo não conseguia acertar sua marcação e era obrigado a cometer faltas próximas de sua grande área, mas o Palmeiras não conseguia transformá-las em gols.

Enquanto no Engenhão a tensão era grande, o Internacional vencia com folga o Santo André, e o Flamengo empatava com o Grêmio. Os resultados impediam o título do Palmeiras, que parecia sentir a responsabilidade e, aos poucos, foi cedendo espaços para o Alvinegro. Foram dos donos da casa, inclusive, as chances mais claras do primeiro tempo. Aos 37 minutos, Lucio Flavio recebeu cruzamento de Jobson e, livre dentro da pequena área, cabeceou para fora. Aos 45, foi a vez de Reinaldo ficar frente a frente com Marcos e chutar em cima do goleiro.

A essa altura, era evidente a tática do Palmeiras de segurar o jogo e se garantir na Libertadores do ano que vem. Ao se dirigir para o vestiário no intervalo, o goleiro palmeirense Marcos deixou clara a estratégia da equipe no Engenhão.

- Não interessa quem vai ser campeão. Interessa que nós cheguemos numa boa colocação para escaparmos da pré-Libertadores - disse.

Botafogo, enfim, aproveita suas chances

O início do segundo tempo parecia uma repetição do primeiro. O Botafogo começou em câmera lenta, e o Palmeiras com maior domínio da partida. Mas a diferença é que, desta vez, o time da casa conseguiu aproveitar a oportunidade que teve. Lucio Flavio cobrou falta sofrida por Alessandro, e Wellington subiu mais do que a marcação para cabecear e abrir o placar aos 11 minutos.

Imediatamente, Muricy Ramalho, que havia iniciado a segunda etapa com o volante Sandro Silva no lugar do meia Deyvid Sacconi, viu-se obrigado a novamente investir na ofensividade do Palmeiras. Por isso, tirou Edmílson de campo e promoveu a entrada do atacante Robert. Mas, neste momento, era o Botafogo, empurrado por sua torcida, que mais ameaçava.

O resultado não demorou a aparecer. Aos 20 minutos, Renato, na base da trombada, ganhou da marcação dentro da grande área. A defesa do Palmeiras parou e apenas viu o meia tocar com categoria para Jobson, que apareceu em velocidade, tocar no canto direito de Marcos, fazendo 2 a 0 aos 20 minutos.

Já abatido após o primeiro gol do Botafogo, o Palmeiras mostrou-se inofensivo quando o time da casa ampliou o placar. A equipe de Muricy Ramalho, mesmo sem saber que quase no mesmo momento o Cruzeiro vencia o Santos e tirava seu lugar na Libertadores do ano que vem, não conseguia articular jogadas ofensivas, enquanto o Alvinegro se fechava para garantir a vantagem. Cada desarme era comemorado como um gol por jogadores e torcedores botafoguenses.

Alguns torcedores alviverdes deixaram mais cedo o Engenhão, inconformados com o resultado, e ainda perderam o gol de honra: Robert, dentro da área, chutou no cantinho, aos 46 minutos. O time acordou e ainda ensaiou uma estratégia desesperada de ataque, mas não conseguiu o empate - que lhe daria de volta a vaga na Libertadores. O Botafogo segurou o 2 a 1 no placar e a sua permanência na elite do futebol brasileiro.

Pierre define perda da vaga na Libertadores: "Vergonha"

O Palmeiras liderou o Campeonato Brasileiro por 19 rodadas e foi considerado o virtual ganhador do título quando abriu cinco pontos de vantagem na liderança. Mas a queda de rendimento no final tirou o Verdão até da Libertadores da América do ano que vem.

Na saída do gramado, os jogadores do Palmeiras não conseguiam esconder o abatimento pelo fracasso no Campeonato Brasileiro. O volante Pierre foi duro ao definir o resultado final do clube.

"É uma vergonha, o ano inteiro foi jogado pelo ralo. Perder essa vaga na Libertadores, é para se esquecer", disse o camisa 5, ainda no gramado do Engenhão.

A perda da vaga na Libertadores deve aumentar a pressão no Palestra Itália, já que torcedores organizados já vinham "perseguindo" o clube. Para Pierre, é o momento de evitar declarações fortes.

"Temos que falar pouco, é um momento muito complicado para nosso time", afirmou Pierre.

Caos se instala no Maracanã

Entradas são entregues aos bilheteiros, centenas de torcedores estão com ingressos falsos nas mãos, e invasão das cadeiras deixam um desmaiado

Muita confusão marca a entrada dos torcedores do Flamengo, no Maracanã, neste domingo, para a partida contra Grêmio. A fila é enorme e confusa. Com o tumulto, os torcedores não estão passando os ingressos nas catracas, o que não gera o controle do público. As entradas são entregues aos bilheteiros, que passam para outras pessoas ao lado. Há ameaça de invasão e o clima é tenso.

A Policia Militar não consegue controlar o público, que está há muito tempo nas filas e começa a perder a paciência para entrar no Maracanã. Muitas brigas e confusões acontecem em volta do estádio. As arquibancadas estão praticamente lotadas. E milhares de pessoas ainda estão do lado de fora com os ingressos nas mãos.

Algumas catracas do estádio no portão 19 foram quebradas por causa do tumulto. Muitos cambistas agem em volta do Maracanã. Eles oferecem os ingressos por R$ 250,00 a R$ 300,00.

Caos e tumulto

Em frente ao portão 19, nas entradas das cadeiras comuns, o acesso foi fechado. Muitos torcedores invadiram o estádio, pulando os muros bem em frente às roletas. Houve muito empurra-empurra e famílias com crianças, mulheres e idosos sofreram em meio ao tumulto. Foi possível também registrar um torcedor desmaiado em meio ao público.

Os torcedores que já estavam dentro do Maracanã ajudavam os que estavam na fila, com bandeiras e camisas. A PM demorou para entrar em ação e usou cassetetes e spray de pimenta para coibir o tumulto.

Chuva de ingressos falsos com torcedores

Muitas pessoas com ingressos falsos não conseguiram passar pelas roletas do Maracanã e foram ao Jecrim (Juizado Especial Criminal). Mas não conseguiram uma solução imediata.

E o pior. De acordo com informações dos inspetores, ingressos foram analisados por um perito e alguns deles eram verdadeiros. Eles, no entanto, não passaram pelas roletas. Não havia ninguém da Suderj no local para explicar o que pode ter acontecido.

- Estamos em um grupo de quase cem pessoas. Viemos de Teresina. Eu e mais 15 pessoas compramos ingressos juntos na bilheteria do Maracanã. Alguns conseguiram entrar, outros não. Até tentamos entrar na fila novamente para tentar em outra catraca, mas não deu. Não consigo uma solução. Acho que o jeito vai ser voltar para o hotel e assistir de lá - disse Antônio Neto, de 34 anos.

Um torcedor foi preso em flagrante por roubar ingressos de um torcedor. Um cambista também foi detido.

Torcedores com ingresso não conseguem entrar no Maracanã

Muitos torcedores encontram dificuldades para entrar no Maracança para assistir ao jogo contra o Grêmio. Mesmo com ingressos, muita gente ficou fora do estádio depois que os portões, das cadeiras azuis, foram fechados para evitar mais confusão.

O estudante Igor Nunes Meyokos chegou três horas antes do início da partida e não conseguiu entrar para ver seu time do coração. Segundo ele, a polícia não soube organizar a entrada dos torcedores e muitos acabaram se machucando e impedidos de acompanhar o confronto.

– É um absurdo o que está acontecendo aqui. Comprei meu ingresso e não consigo entrar no Maracanã. Eles fecharam os portões da cadeira e ninguém passa. Se não fizerem alguma coisa, vai acontecer um desastre. Quero ver quem vai assumir a responsabilidade disso – disse.

Gerônimo Pinto também não conseguiu entrar no estádio e ficou revoltado. Ele, que comprou ingresso para toda família, acabou ficando fora.

- Minha filha está chorando e eu não posso fazer nada. Comprei meus ingressos e acabei sendo prejudicado. Tem muita gente na mesma situação do que eu.

Adriano: 'Ainda não estou acreditando'

Chorando, Imperador comemora a conquista em campo com os jogadores

O Imperador admitiu que a ficha ainda não caiu após a consquista do hexacampeonato brasileiro. Emocionado, Adriano, artilheiro do Brasileirão com 19 gols, ao lado de Diego Tardelli, vibrou com a sua primeira conquista nacional. Chorando, o jogador agradeceu aos torcedores ainda em campo.

- Estou pensando em tudo que já passei até agora na minha vida. Ainda não estou acreditando no título. Não tem explicação o que estou sentindo - disse.

Elogios ao chefe rubro-negro, Adriano disse que Andrade foi a peça fundamental para a conquista em campo.

- Andrade não tem explicação. Foi um grande jogador e é uma excelente pessoa. Ele entende todo mundo do grupo e merece este título, de coração, pois sempre acreditou em mim - comentou.

Ronaldo Angelim também aproveitou para agradecer aos torcedores.

- Estou pensando em minha cidade, no meu povo. O Pet bateu na bola muito bem, no momento do escanteio. Tive a sorte de subir e testar para o gol. Queria dedicar o título aos meus familiares. Estou bastante feliz - explicou.

Bono Vox: 'Vou torcer para o Brasil e Costa do Marfim'

Vocalista da banda U2 participou de uma campanha social na Inglaterra de combate à Aids

De passagem por Londres, capital da Inglaterra, nesta semana, para uma campanha social de combate à Aids, o líder da Banda U2, o vocalista irlandês Bono Vox falou com exclusividade ao Fantástico sobre a Copa do Mundo, que será realizada na África do Sul em 2010.

Perguntado a respeito da seleção pela qual pretende torcer no Mundial, depois que a Irlanda foi eliminada pela França com um gol ilegal, o cantor surpreendeu.

- Costa do Marfim - respondeu rapidamente Bono, que se lembrou do parceiro de campanha contra a Aids, o atacante Didier Drogba, do Chelsea. O mais curioso é que a entrevista foi gravada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Costa do Marfim e Brasil caíram no mesmo grupo.

Ao falar com Álvaro Pereira Jr., do Fantástico, Bono foi diplomático e mudou um pouco a sua resposta sobre sua opção de torcida na África do Sul.

- O pessoal da Irlanda, apesar de fingir ignorar a Inglaterra, acaba mesmo torcendo pela seleção inglesa. Eu vou torcer meio a meio, para a Costa do Marfim e para o Brasil - disse.

Além de Brasil e Costa do Marfim, Portugal e Coreia do Norte também estão no Grupo G no torneio.

No adeus de Mancini, Vitória empata com Goiás e pega vaga para Sul-Americana

Mesmo sem pretensões no campeonato, Esmeraldino faz dois com Felipe e deixa torcida rubro-negra apreensiva, mas Leandro Domingues decide

Na despedida de Vagner Mancini, o Vitória apenas empatou com o Goiás por 2 a 2, na tarde deste domingo, no Barradão, pelo Brasileiro, e garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana de 2010, mesmo sem vencer. O visitante já estava confirmado na competição internacional.

O Rubro-Negro terminou o Brasileirão na 13ª posição, com 48 pontos, e um novo treinador para 2010: Ricardo Silva, auxiliar, foi efetivado pela diretoria. O Esmeraldino, comandado por Hélio dos Anjos, ficou em nono, com 55 pontos.

Missão de Mancini na despedida

Antes mesmo de a bola rolar, Vagner Mancini avisou que gostaria de se despedir do comando do Vitória com a vaga na Copa Sul-Americana garantida. E encarava um Goiás já sem pretensões na competição e sem vários titulares, que ganharam férias antecipadas.

De início, o time da casa não teve dificuldades para criar boas oportunidades, principalmente com Ramon e Roger. O atacante, aliás, até bateu a cabeça na trave, aos quatro minutos, em uma tentativa de marcar o gol.

O esforço de Roger foi recompensado aos 25 minutos. Ramon, na área, deixou a bola para o atacante, que chutou forte de perto, sem chances para Harlei: 1 a 0 para o Vitória. O centroavante chegou a 15 gols na competição.

O Goiás sentiu o gol e pouco fez para mostrar que estava disposto a buscar o empate. A melhor oportunidade foi aos 44, quando Felipe cobrou uma falta de longe, com força, e obrigou a defesa do Vitória a fazer o corte. O goleiro Thiago Regis, de apenas 18 anos, teve um primeiro tempo tranquilo defendendo o gol do Rubro-Negro.

Novato falha, Goiás vira, mas anfitrião empata

Se o primeiro tempo foi calmo para o novato goleiro, no segundo ele cometeu uma falha que resultou no empate do Goiás. Aos sete minutos, Felipe chutou sem muita força, mas a bola passou por baixo de Thiago Regis e entrou: 1 a 1. A partir daí, o Goiás mostrou mais vontade e equilibrou forças com o Vitória.

Aos 15, o Goiás teve uma grande chance. Douglas sofreu uma falta na entrada da área, e Felipe foi o encarregado de bater. Com muita categoria, o jogador colocou a bola no ângulo esquerdo de Thiago Regis e virou para o visitante: 2 a 1. O jogador assumiu a artilharia do Goiás, com 13 gols, ultrapassando Iarley.

A partir daí, o Vitória tentou partir para cima do visitante de forma desordenada. E deixava espaços para que o Goiás armasse os contra-ataques. E Roger, irritando com uma marcação de falta, chutou uma bola na placa publicitária e recebeu o amarelo.

Aos 29, Ramon tentou pela direita e passou para Anderson Martins, que devolveu. Mas o chute do meia saiu forte demais. O dono da casa começava a mostrar sinais de desespero. E o Goiás, aos 30, já começava a pensar em administrar o resultado.

Talvez o time goiano tenha desistido do jogo cedo demais. Aos 37, Anderson Martins fez uma bela jogada pela esquerda e obrigou Harlei a fazer uma defesa quase impossível, mas Leandro Domingues pegou o rebote de primeira e empatou: 2 a 2. O Vitória estava de novo na Sul-Americana.

Para Ricardo Gomes, título escapou com a derrota para o Botafogo no Engenhão

Treinador lembrou dos julgamentos no STJD e disse que time perdeu força na reta final do Campeonato Brasileiro

A semana que antecedeu a partida contra o Botafogo, no Engenhão, foi fatal para o São Paulo dentro do Campeonato Brasileiro. A avaliação foi feita pelo técnico do Tricolor, Ricardo Gomes, após a partida contra o Sport, quando o Tricolor venceu por 4 a 0 e garantiu presença na Taça Libertadores da América de 2010. (Reveja ao lado os melhores momentos da partida realizada neste domingo, no Morumbi)


- Do jogo contra o Grêmio até a partida contra o Botafogo tivemos uma semana muito conturbada, repleta de incidentes, principalmente fora de campo (o treinador aqui se refere aos julgamentos do STJD, quando perdeu Borges, Jean e Dagoberto). E não conseguimos administrar a vantagem de um ponto que tínhamos na tabela. Enfrentamos o Botafogo com sete desfalques e acabamos perdendo a partida. Me lembro que exagerei no discurso naquela semana, mas precisava fazer isso mesmo. Ali perdemos o campeonato, sabíamos que pagaríamos um preço alto – lembrou o treinador.


Ricardo Gomes acredita que, apesar do São Paulo não ter conquistado nenhum título na temporada, fica uma boa impressão de 2009.


- Eu só posso falar a partir do momento em que eu estive aqui. O São Paulo, já no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, deu mostras que brigaria pelo título. Conseguimos uma bela reação, com ótimas partidas, e brigamos até o fim do campeonato. Acredito que a reação do torcedor ao final da partida mostra o quanto o time se esforçou para buscar o seu objetivo – concluiu o treinador.

Adriano fica atônito com o título, mas não garante permanência no Fla em 2010

Atacante admite que tem muitas propostas para a próxima temporada: ‘Se eu não ficar, deixo meu afeto e meu carinho’

Adriano liderou a volta olímpica do Flamengo no Maracanã. Sem camisa, o Imperador comandou a torcida e vestiu a faixa de hexacampeão brasileiro no gramado após a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio. No vestiário, ainda sem "crer" no título, o camisa 10 admitiu que há possibilidade de sair do clube em 2010.

- Proposta eu tenho. São muitas. Não estou aqui para mentir porque depois todo mundo descobre. O que importa hoje é a minha felicidade. O que fizer vai ser muito bem pensado. Espero que minha resposta seja para ficar. Mas se não for, com certeza, vou deixar meu afeto e meu coração. Vou conversar com minha família e meus amigos. Para mim, pode ter certeza que a felicidade está em primeiro lugar e não o dinheiro.

O contrato dele termina no meio do próximo ano, mas permite que ele saia em janeiro se assim decidir.

- Adriano tem contrato até maio de 2010 e espero que não tenha problema para que ele continue no Flamengo - disse o vice-presidente de futebol Marcos Braz.

A diretoria aposta justamente na felicidade e nos privilégios do jogador para que ele continue no Rio. Antes de decidir o futuro, o Imperador quer "curtir o momento" e entender exatamente o significado do hexacampeonato.

- Sentimento de felicidade por ter cumprido mais uma vez o que queria na vida. Ainda não acredito que isso está acontecendo. Primeiro título brasileiro, ainda mais pelo Flamengo, que é a minha casa – declarou.

Com 19 gols, o atacante terminou na primeira colocação da artilharia ao lado de Diego Tardelli. Desde 1982, com Zico, o Flamengo não tinha um goleador no Campeonato Brasileiro.

Depois de praticamente abandonar a carreira em abril, o Imperador encontrou na Gávea o impulso que necessitava para se reerguer. Ele fecha 2009 sorridente e consciente de que deu a volta por cima.

- Voltei ao Brasil muito mal, estava triste. Fiquei parado 40 dias para tentar voltar a sorrir. Tudo que fiz valeu a pena. Esse título é muito importante. Para mim e para minha família, que sofreu comigo. Alguns não acreditaram mais em mim – afirmou Adriano.

Revoltados, torcedores do Coritiba partem para a violência no Couto Pereira

Clube paranaense é rebaixado para a Série B no ano do seu centenário após o empate por 1 a 1 com o Fluminense

A torcida do Coritiba transformou o gramado do estádio Couto Pereira em uma praça de guerra após o empate por 1 a 1 com o Fluminense, neste domingo, resultado que rebaixou o clube alviverde novamente para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Assim que o juiz gaúcho Leandro Vuaden apitou o fim da partida, torcedores invadiram o campo e partiram para cima do trio de arbitragem e dos jogadores do Coxa, que correram para os vestiários. Os policiais à beira do campo foram chamados para combatê-los, aumentando ainda mais o tumulto. Vuaden e seus auxiliares trocaram socos com torcedores.

Sobrou até para a casa de Cuca, técnico do Fluminense, que foi apedrejada, segundo informações da Rádio CBN/Rio. A esposa do treinador e sua filha mais nova moram na capital paranaense.

Um dos policiais, conhecido como soldado Gomide, foi atingido por uma placa de publicidade e desmaiou no centro do campo, sendo carregado por outros policiais até que a ambulância e um helicóptero chegassem ao local. Contudo, está em observação no Hospital Cajuru e passa bem. Um segurança do Flu identificado como Márcio de Jesus, também apanhou ao ser cercado por muitos torcedores e, segundo informações da Rádio Transamérica, teve o braço quebrado em duas partes.


Com a briga generalizada, mais torcedores do Coxa invadiram o gramado e passaram a arremessar cadeiras e pedaços de pau arrancados das placas de publicidade contra a torcida carioca, ainda nas arquibancadas.

O confronto se estendeu com a chegada de mais policiais, que passaram a atirar contra os torcedores localizados atrás de um dos gols do estádio. Os policiais também subiram às arquibancadas para conter a torcida. Não foram divulgados o número de feridos e de presos.

Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal pousou no estádio, enquanto a arruaça continuava. Do lado de fora do Couto Pereira, famílias correndo desesperadas, e pais procurando filhos perdidos. Torcedores permaneciam em confronto com a polícia.

A preocupação maior dos policiais é com a situação fora do estádio. Carros foram depedrados, assim como os pontos de ônibus. Uma repórter da Rádio Globo de Curitiba, de nome não identificado, ficou isolada em uma igreja, impossibilitada de sair à rua. A informação de que um policial teria morrido após levar um tiro na cabeça acabou desmentida pela própria polícia.

- Lamentável, muito lamentável, uma cena que a gente não esperava, principalmente da torcida curitibana. Alguns torcedores do Coritiba foram até os torcedores do Fluminense jogar pedra neles, então tivemos que conter o revide – disse um policial identificado como capitão Bruno, à Rádio CBN/Curitiba.

A confusão se estendeu para um quebra-quebra no Shopping Estação e briga entre torcedores no terminal de São José dos Pinhais. Na cidade industrial de Curitiba, torcedores quebraram ônibus que passavam pelas ruas.

domingo, 1 de novembro de 2009

Belluzzo reforça "jogo especial" contra o Corinthians

Como Vagner Love já havia confirmado de forma exclusiva à GE.Net, o Palmeiras encara o confronto contra o Corinthians como uma partida especial, independentemente da luta pelo título do Campeonato Brasileiro. O elenco alviverde reconhece que um triunfo sobre o rival representa muito para a torcida.

Até o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo utiliza discurso semelhante, sem esconder o seu lado torcedor."Jogar contra o Corinthians é sempre uma emoção diferente. Eu, como presidente, também fico na expectativa", diz o dirigente.

Apesar de apenas cumprir tabela no Brasileirão, o Corinthians já anunciou que atrapalhar o Palmeiras teria um sabor especial. A equipe de Palestra Itália perdeu novamente a liderança, pelo menos forma provisória, após a vitória do São Paulo sobre o Barueri.

"Ninguém gosta de perder uma partida contra o Corinthians. Acho que vai ser um duelo equilibrado, mas estou confiante", emenda Luiz Gonzaga Belluzzo.

O Palmeiras ostenta um tabu de três anos contra o Corinthians. O último triunfo do clube de Parque São Jorge no confronto foi em outubro de 2006.

Milan contrata melhor jogador do último Mundial sub-20

Uma das principais críticas que estão sendo feitas ao Milan nas últimas temporadas é que a equipe está muito envelhecida. Pensando no futuro, o clube rossonero acertou a contratação do atacante ganês Dominic Adiyiah, artilheiro, melhor jogador e campeão do último Campeonato Mundial sub-20, onde o Brasil foi vice.

"Sobre o mercado, posso dizer em absoluta primeira mão que adquirimos o jovem africano Dominic Adiyah. O acordo com o Fredrikstad existe. Agora precisa ter a permissão para entrar na Itália e nós o traremos em primeiro de janeiro. Deve naturalmente passar pelos exames médicos e depois será um dos nossos jogadores", revelou o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, no Milan Channel.

Adiyiah nasceu na cidade de Accra, em Gana, no dia 10 de julho de 1989. O avante começou sua carreira no Heart of Lions, clube de seu país, e migrou para o norueguês Fredrikstad, onde era o camisa 10 e companheiro de dois brasileiros, o atacante Éverton (ex-jogador de Mano Menezes no Grêmio) e o zagueiro Fernando Wallace.

"Nós o contratamos porque é um ponta que pode jogar na posição de Pato e Ronaldinho. O nosso esquema agora mudou e precisávamos de um atacante que pudesse alternar com os que já estão aqui", explicou Galliani.

Outro jogador que também está muito próximo de chegar ao Milan em janeiro é o meia inglês David Beckham, de 34 anos. Adriano Galliani, porém, disse que não pode anunciar oficialmente o jogador, que já estaria acertado com o clube.

Kléber Pereira só segue no Santos se Luxemburgo ficar

Cobiçado pelo Vasco, Kléber Pereira vinculou sua permanência na Vila Belmiro, mesmo que indiretamente, ao que vai acontecer na eleição presidencial do Santos, marcada para o próximo mês. "Estou esperando. Vamos conversar nas próximas semanas. Vai depender dele", disse o artilheiro do Santos no Campeonato Brasileiro (dez gols), referindo-se à permanência do técnico Vanderlei Luxemburgo.

O contrato de Kléber Pereira com o Santos termina em 31 de dezembro. Como Luxemburgo já avisou que só existe chance de ficar na Baixada Santista caso Marcelo Teixeira seja reeleito, o camisa 9 só continua na Vila Belmiro se o atual presidente permanecer. "Ele pode sair. Eu acho que o ciclo dele no Santos já está encerrado", disse o candidato da oposição, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.

Não é a primeira vez que Teixeira conta com cabos eleitorais antes do pleito. Foi o que aconteceu em 2003, por exemplo. Na esteira da conquista do título brasileiro de 2002 e do vice da Libertadores do ano seguinte, o técnico Emerson Leão e o lateral-esquerdo Léo disseram que só continuariam no Santos em caso de vitória da chapa da situação.

Mesmo Luxemburgo não é novato no expediente. Antes da votação em 2007, ele também afirmou que só permaneceria se Teixeira continuasse no cargo. O cartola venceu a eleição, mas o técnico foi de mala e cuia para o Palmeiras.

A permanência de Kléber Pereira é pouco provável em qualquer cenário político, com ou sem Luxemburgo. Até dentro da diretoria há resistência ao camisa 9 que, apesar dos gols que faz, é visto como baladeiro.

Encontro histórico lembra queda do Muro de Berlim

O ex-presidente americano George H. Bush (o pai), de 85 anos, subiu no palco apoiado numa bengala; o ex-chanceler Helmut Kohl, de 79, sentado numa cadeira de rodas. Apenas Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética, aos 78 anos, caminhou sem auxílio. Vinte anos depois, os três protagonistas da queda do Muro de Berlim, da reunificação da Alemanha e do fim da Guerra Fria reuniram-se ontem no Palácio Friedrichstadt, na capital alemã, para receber homenagens e lembrar o episódio que mudou a configuração do mundo.

Como velhos amigos que se reencontram, eles aproveitaram para dizer o que pensam uns dos outros. Gorbachev foi o mais franco. "Meu amigo Bush, os Estados Unidos também precisam de uma perestroika", disse ele ao conservador ex-presidente americano, usando o nome dado às reformas que introduziu depois de assumir a liderança do Partido Comunista da União Soviética, em 1985 - que culminaram na dissolução da URSS, em 1991. "Os EUA estão maduros para a mudança. As pessoas estão esperando pelo (presidente Barack) Obama."

Falando de improviso, ao contrário de Bush, que leu sua intervenção, Gorbachev ponderou que Obama ganhou o Prêmio Nobel da Paz no início do mês "sem ter feito muito ainda". Mas acrescentou que os contatos feitos pelo presidente americano com governantes de outros países demonstram "uma grande dose de compreensão" e que Obama "sabe que mudanças são necessárias".

"Sinto muito, Helmut, mas não tivemos boas relações no começo", continuou Gorbachev, voltando-se para o ex-chanceler alemão. "Foi melhorando com o tempo." O ex-presidente lembrou que a então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, e o então presidente francês, François Mitterrand, opunham-se à reunificação alemã. Ele contou que, numa entrevista coletiva com o ex-chanceler, depois da assinatura de um primeiro acordo, em junho de 1989, perguntaram-lhe se a "questão alemã" tinha sido discutida. Gorbachev respondeu que ela ficaria para o século 21. Três meses mais tarde, a ex-Alemanha Oriental liberava a passagem pelo Muro de Berlim, abrindo caminho para sua absorção pelo vizinho ocidental.

Kohl reconheceu que "a confiança cresceu com os anos". Olhando para a plateia de 1.800 pessoas, muitas com os olhos marejados pelo simbolismo do encontro e pelas lembranças que ele suscita, Kohl disse: "Muitas das pessoas que estão aqui passaram metade de sua vida do lado errado do Muro. Muitos acreditaram que isso (a reunificação alemã) não aconteceria." No auditório estava a recém-reeleita chanceler Angela Merkel, originária da ex-Alemanha Oriental. Quando Gorbachev falou, ela não precisou do fone para ouvir a tradução simultânea. Como todos os que cresceram em países sob domínio soviético, Merkel entende russo.

"Na história alemã, não temos tantas razões para nos orgulharmos", disse Kohl, considerado não só o artífice da reunificação alemã, mas também da integração europeia. "Mas eu tenho orgulho da unidade alemã." Chanceler entre 1982 e 1998, Kohl afirmou que se sentia mais próximo de Bush e de Gorbachev do que dos governantes europeus. "Não tenho dúvida de que a história reconhecerá Mikhail por sua visão", elogiou Bush, que presidiu os EUA de 1989 a 1993. "Hoje temos a dimensão das tremendas pressões que ele enfrentou nos anos 80, mas nunca fraquejou." Quanto a Kohl, o ex-presidente americano classificou-o de "um dos maiores estadistas do século 20", e acrescentou: "Ele é sólido como uma rocha." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


domingo, 11 de outubro de 2009

Segundo crime ocorrido no CT de Itaquera faz diretoria do Corinthians reagir

Alvo principal é o almoxarifado, com uniformes oficiais e artigos esportivos. Esquema de segurança será alterado depois de garotos ficarem expostos

O assalto ocorrido na madrugada do último sábado forçou a diretoria do Corinthians a mudar o esquema de segurança do CT de Itaquera. No momento em que sete criminosos invadiram o local e decidiram assaltar os 37 garotos que estavam no alojamento, apenas o vigilante e um segurança protegiam as joias alvinegras. Seu Gilberto é na realidade o porteiro, e José Carlos Garcia, teoricamente o segurança, nem armado trabalha, já que sua função na realidade é “cuidar do bem-estar” dos adolescentes.

- Eu nem uso arma. Minha responsabilidade aqui é evitar alguma baderna, peço para eles abaixarem o volume da música ou então desligarem o som. Confiro se não vão dormir muito tarde, essas coisas - explica Zeca, que sofreu ao dizer ao bando que não sabia como abrir a sala em que está o almoxarifado.

O Corinthians reforçou a porta do local em que ficam armazenados os uniformes e vários artigos esportivos depois de um furto, ocorrido há cerca de três meses. Com sistema de segurança eletrônico, Zeca não tem acesso ao almoxarifado.

- Nós fizemos isso para evitar um novo furto, porque nosso prejuízo foi de cerca de R$ 80 mil. Em parte, deu certo. Só que na realidade ficou ainda pior, pois quando os bandidos viram que não conseguiriam entrar no almoxarifado, eles resolveram assaltar os meninos - lamentou o diretor-geral do futebol de base, Miguel Marques.

Em razão do episódio, a Polícia Civil faria plantão na madrugada desde domingo no CT, mas Marques decidiu contratar seis seguranças para protegerem os meninos e disse já ter solicitado o reforço à empresa que presta serviço de monitoramento eletrônico no local.

- Imagina se acontece algo ainda pior com eles? Nós somos responsáveis e temos que evitar qualquer problema. Além dos seguranças, acho que vamos colocar vidros e cerca elétrica nos muros. Também vamos passar a deixar o grosso do material no Parque São Jorge - comentou o dirigente, que também lamentou a falha por haver pontos cegos nos muros do CT, por onde provavelmente o bando aproveitou para invadir sem ser percebido. As imagens serão analisadas pelos investigadores.

No assalto, os bandidos levaram objetos pessoais dos garotos, como colares de prata, relógios, celulares e computadores. Em razão da repercussão do caso e do número alto de vítimas, investigadores da 7ª Delegacia Seccional, do Setor de Investigação Geral (SIG), já foram ao CT para recolher algumas informações antes de formalizar que vão assumir o caso, registrado no 65º DP, em Artur Alvim.

Argentina tem 42% de chances de conseguir vaga direta na Copa do Mundo

Matemático Tristão Garcia faz as contas, mas confessa que é difícil fazer previsão no confronto com Uruguai, que tem 58%

Para garantir a classificação direta para a Copa do Mundo de 2010, a Argentina precisa vencer ou empatar com o Uruguai na quarta-feira, em Montevidéu. Mas, pelos cálculos do matemático Tristão Garcia, é a Celeste quem tem mais chances de ficar com a quarta posição das eliminatórias sul-americanas: 58% contra 42% do time de Diego Maradona.

A Argentina tem 25 pontos, um a mais que os uruguaios. O Equador é o sexto, com 23, e pega o classificado Chile em Santiago, na quarta. Para ficar fora da Copa do Mundo, a seleção de Maradona tem que perder e os equatorianos têm que vencer os chilenos. Assim, os argentinos não entram nem na repescagem;

- A Argentina tem um mau retrospecto fora de casa. Só uma vitória (2 a 0 na Venezuela), cinco derrotas e dois empates. Já o Uruguai só perdeu uma no Centenário, para o Brasil, e venceu quatro. Por isso, a Celeste tem uma pequena vantagem. Mas é difícil fazer previsão em um jogo assim, sabemos que tudo pode acontecer. Se fizesse uma análise fria, só de números, seria 67% para a Argentina, pois joga por dois resultados, e 33% para o Uruguai, que só tem que vencer. Os números mostram um equilíbrio grande. A conclusão que eu chego é que é improvável que a Argentina fique fora da Copa, como todo mundo achava que iria acontecer – afirmou Tristão.

Com um empate, a seleção de Maradona só ficaria fora se o Equador vencer o Chile por seis gols de diferença, uma tarefa quase impossível. Principalmente após a derrota em casa para o Uruguai com gol no último minuto. A vitória heróica de 2 a 1, nos acréscimos, deixou Maradona mais confiante para a classificação.

- As chances de classificação estão intactas. Se fizéssemos cinco gols estaríamos mais tranquilos, mas só tivemos um de diferença na vitória contra os peruanos – disse o treinador.

Segundo Tristão, a Argentina só tem 13% de chances de ficar fora da Copa, sem repescagem. O Uruguai só pode pensar em vitória, pois empate e derrota deixaram a Celeste na dependência do resultado do Equador, que também não pode deixar o triunfo escapar para seguir com chances de repescagem (22%).
As partidas Uruguai x Argentina e Chile x Equador estão marcadas para o mesmo horário, 20h (de Brasília). Três seleções sul-americanas já estão garantidas na Copa do Mundo: Brasil, Paraguai e Chile. Na quarta, a decisão final.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Comparado a Bebeto, Nilmar diz que precisa aprender com o tetracampeão

Herói da vitória sobre o Chile, atacante quer aproveitar nova ausência de Robinho para se firmar ainda mais na seleção

Nilmar praticamente garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2010 ao marcar três dos quatro gols do Brasil na vitória por 4 a 2 sobre o Chile, em Salvador, pelas eliminatórias. A fase do atacante é tão boa que ele foi comparado a Bebeto pela velocidade e oportunismo para finalizar. Apesar do ótimo momento na carreira e de estar com muito crédito na avaliação do técnico Dunga, o jogador do Villarreal-ESP acredita que ainda tem muito o que aprender com o tetracampeão e ex-parceiro de ataque de Romário, em 1994.

- Fico muito feliz de ser comparado ao Bebeto. Ele é um grande jogador e fez com o Romário uma das melhores duplas de ataque do mundo. Ele tinha muita velocidade também. Tenho que pegar alguns DVDs dele para aprender porque foi um jogador sensacional – afirmou.

Com a lesão de Robinho, Nilmar ganhou a oportunidade de finalmente ser titular da seleção brasileira e não decepcionou contra os chilenos. Agora, é o preferido do treinador para formar dupla com Luis Fabiano, diante da Bolívia, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), em La Paz. Adriano, mesmo sendo o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 14 gols, deve iniciar no banco.

- Procurei aproveitar a oportunidade que tive. O Dunga sempre deixou claro que quem tiver oportunidade tem que aproveitar, nem que sejam cinco ou dez minutos. A concorrência é muito grande no ataque. O Brasil tem grandes jogadores e muitos vão ficar fora da lista – acrescentou.

Figurinha carimbada nas convocações, Nilmar admite que os jogadores mais lembrados por Dunga até o momento largam na frente na disputa pelas vagas na Copa, mas lembra que em um ano ainda muitas novidades poderão surgir.

- É importante para o treinador ter uma base. Isso faz com que os jogadores entrem mais confiantes. Todo mundo sabe como é difícil formar um grupo. Mas ainda resta um ano para a Copa e muitas mudanças podem acontecer – completou.

Fred revela mágoa com insinuações de 'corpo mole'

Em texto publicado em seu blog, atacante garante que está se dedicando para voltar 100%. E não assegura presença no jogo contra o Santo André

Após a polêmica gerada nas Laranjeiras por ter pedido para não enfrentar o Ipanema, o atacante Fred divulgou uma nota em seu blog em que nega um possível "Corinthians, apesar de liberado pelo departamento médico do Fluminense, e de ter sido visto surfando na praia de corpo mole" e se diz magoado com as insinuações de que estaria retardando seu retorno ao time.

- Não posso evitar a mágoa em relação àqueles que insinuam que faço corpo mole - mesmo depois de lerem em meu blog que, por três vezes, joguei no sacrifício, aqui, no nosso Fluzão. O resultado da minha vontade de vencer e ajudar a tirar o time da situação em que se encontra foi, justamente, a lesão mais grave que já tive em toda a minha carreira.

No texto, o atacante garantiu que está se "dedicando ao máximo para voltar 100% e ajudar meus companheiros em cada batalha".

- Estou com vocês para o que der e vier. Como disse ontem (terça), sei da minha responsabilidade e não fujo dela.

Mas o jogador não assegurou que vai voltar à equipe na partida contra o Santo André, neste sábado, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Se Deus quiser, sábado, estarei em campo para enfrentar o Santo André. Digo se Deus quiser porque ainda sinto fortes limitações em movimentos de jogo.

O atacante argumentou que, se pudesse enfrentar o Corinthians, também teria jogado contra o Flamengo, no domingo. Sem mencionar o fato de que o departamento médico o liberou para atuar por pelo menos 45 minutos no jogo de quarta, mas não no Fla-Flu de domingo.

- Se eu tivesse condição de entrar em campo hoje contra o Corinthians, eu teria jogado o Fla-Flu. Seriam apenas 72 horas de diferença para uma recuperação "milagrosa". Agora, do clássico de domingo para a partida de sábado é praticamente uma semana de treinamento intensivo e específico - alegou.

Na nota, Fred critica a imprensa por divulgar "notícias inverídicas", sem negar que tivesse ido à praia de Ipanema para surfar no domingo, conforme divulgado pelo blog "Futebol, Coisa & Tal", do jornal “Extra", e na terça-feira, horas antes de pedir ao treinador Cuca para não ser escalado contra o Corinthians.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Peruanos cogitam não viajar e perder por WO para Argentina, diz jornal

Lanterna nas eliminatórias sul-americanas e já sem chance de ir à Copa do Mundo, a seleção peruana pode se despedir de forma ainda mais amarga do torneio qualificatório. Segundo publica nesta quarta-feira o jornal peruano "El Bocon", os jogadores do Peru cogitam não viajar à Argentina para o jogo de sábado. Se de fato não forem, os peruanos perderão por WO.

De acordo com o jornal, o grupo de jogadores está insatisfeito com dívidas da federação local. O acordado, ainda segundo a publicação, é o pagamento de US$ 1,5 mil a cada atleta por partida da seleção. O valor não teria sido pago nos últimos dois jogos e os atletas querem receber adiantado os próximos dois (portanto, cobram US$ 6 mil - R$ 10,5 mil cada).

O "El Bocon" revela que os atletas já fizeram um pacto para não viajarem em caso de não pagamento da dívida. Depois de encarar a Argentina, sábado, em Buenos Aires, a seleção peruana encerra sua participação nas eliminatórias contra a Bolívia, quarta-feira, em Lima.

Na história do confronto entre peruanos e argentinos, um deles, na Copa de 1978, até hoje é alvo de polêmica. Na ocasião, a Argentina precisava vencer a partida por quatro gols de diferença para se classificar à final (se não conseguisse, o Brasil ficaria com a vaga). Os hermanos ganharam por 6 a 0 e os peruanos foram acusados de terem vendido o jogo.

O goleiro Quiroga, nascido na Argentina e naturalizado peruano, foi um dos mais contestados na época. Nada foi provado contra os peruanos. Na final, a Argentina bateu a Holanda por 3 a 1 e se sagrou pela primeira vez campeã mundial.

Na Ilha do Retiro, Peixe quebra jejum de vitórias e agrava a crise do Sport

Após quatro jogos em branco, o Santos finalmente conseguiu uma vitória. Fez 1 a 0 no Sport, nesta quarta-feira à noite, na Ilha do Retiro, e agravou ainda mais a crise do Leão, que segue na penúltima posição, correndo sério risco de rebaixamento. O Peixe, com os três pontos, vai a 39. Não é o suficiente para se animar com a possibilidade de vaga no G-4, mas pelo menos afasta qualquer temor de aproximação da linha vermelha. O meia Felipe Azevedo marcou o único gol da partida, o seu primeiro com a camisa santista. Assista ao lance no vídeo.

O Alvinegro havia vencido pela última vez no dia 13 de setembro: 1 a 0 no Santo André, na Vila Belmiro.

O Santos volta a jogar na próxima segunda-feira, contra o Vitória, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu. No mesmo dia e horário, o Sport enfrenta o Goiás, em Goiânia.

Leão aperta, mas Peixe é quem marca


As duas equipes entraram pressionadas em campo, mas a situação do Sport é pior. Longe do G-4, o Santos já entrou em campo sem vislumbrá-lo, mas ainda longe da zona de rebaixamento. O Leão começou o jogo na penúltima posição. Por isso, se mandou para o ataque desde o início, aproveitando-se de falhas da desfalcada defesa santista.

A linha defensiva alvinegra foi formada por Luizinho, Astorga, Eli Sabiá e Triguinho. Desses, apenas Sabiá é titular. Desentrosados e mal posicionados, os defensores santistas, aos 6 minutos, viram Luciano Henrique receber pela direita, livrar-se de Rodrigo Souto e mandar uma bomba de esquerda. Felipe espalmou. Na sobra, Paulinho, sozinho na linha da pequena área, perdeu uma chance incrível. Pegou torto demais na bola. Um chute para se envergonhar.

O Santos tinha mais posse de bola, chegava bem ao ataque e até arrematava mais a gol que o adversário, mas sem conseguir ameaçar efetivamente o gol defendido por Magrão. O Sport não chegava tanto, mas quando se aproximava da área levava perigo. Foi o que aconteceu aos 30 minutos. Fininho apareceu livre na área e chutou com força, à queima-roupa. Felipe fez grande defesa e salvou o Peixe.

Como o Santos tinha mais a bola aos seus pés, bastou apertar um pouco e acertar a finalização para chegar ao gol. Aos 37, Neymar lançou Felipe Azevedo, que ganhou da marcação e, com um leve toque de esquerda, tirou a bola do alcance de Magrão.

Jogo fica feio, e Peixe garante três pontos

O Santos voltou para o segundo tempo apostando nos contra-ataques. Como o Sport partiu para cima desde o início, tentando apertar por todos os lados, o Peixe tinha campo para responder. No entanto, a equipe de Vanderlei Luxemburgo era extremamente deficiente no que se referia a passes - até o início da partida, havia errado 1.003, tendo sido a primeira equipe a quebrar a barreira dos mil neste Brasileirão.

Com isso, mesmo tendo espaço, o time não conseguiu armar nenhum contra-golpe. Erros de passe de causar constrangimentos até em jogador de base. Resultado: o Sport ia ganhando mais confiança para intensificar a sua blitz, sem, no entanto, conseguir ameaçar Felipe. A defesa santista, como podia, limpava a área nos cruzamentos do Leão.

Aos poucos, o jogo foi diminuindo de ritmo. O Peixe, sem competência para matar o jogo, e o Sport jogando para fora, aos 48 minutos, num chute de Wilson, dentro da área, sua única chance no segundo tempo.

Barueri e Santo André fazem jogo movimentado, mas sem gols na Arena

Quem foi à Arena Barueri nesta quarta-feira não viu gols no jogo entre Barueri e Santo André, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas acompanhou uma partida bastante movimentada entre as duas equipes, com direito a grandes defesas dos goleiros, principalmente Neneca, e uma bola na trave para cada lado.


O empate deixou o Santo André (16º, 29 pontos) em situação de risco, podendo voltar à zona de rebaixamento caso o Botafogo (28) vença o Atlético-MG na quinta ou se o Náutico (26) aplicar uma goleada com diferença de seis gols no Inter fora de casa. Já o Barueri, 12º, chegou aos 37, oito atrás do G-4.


Na próxima rodada, o Ramalhão vai receber o Fluminense, enquanto o Barueri encara o Coritiba fora de casa.


O jogo


O Barueri mostrou que ia pressionar desde o início com um ataque logo aos 50 segundos. Márcio Careca avançou pela esquerda e mandou direto para o gol em vez de cruzar, quase surpreendendo Neneca. A bola encobriu o goleiro e saiu por pouco, à esquerda.


Aos cinco minutos, foi a vez de Ralf. O volante recebeu fora da área, pela meia esquerda, e bateu para o gol. A bola desviou no meio do caminho e balançou a rede, mas pelo lado de fora. Neneca ficou paradinho.


Apesar da pressão do Barueri, o ataque do Santo André foi responsável pelo lance polêmico do primeiro tempo. Com sete de jogo, Ávine recebeu dentro da área, tentou o drible em Éder, e o ala do Barueri usou o braço no corpo do adversário para ganhar a jogada. O árbitro Cléber Abade entendeu que não houve força suficiente para assinalar o pênalti. Os jogadores do Ramalhão também pouco reclamaram.

Passado o susto, o Barueri voltou à pressão. Aos 13, Otacílio Neto bateu falta da intermediária e mandou à direita do gol. Sete minutos depois, outra falta para o atacante do Barueri no mesmo local. Desta vez ele acertou o gol, mas Neneca espalmou para o lado.


A melhor chance dos donos da casa veio aos 23. João Vítor arriscou de fora da área, a bola desviou em Otacílio Neto e de mansinho tocou na trave direita, com Neneca de novo vencido no lance.


Para finalizar os 25 minutos iniciais eletrizantes, Ramazotti e Otacílio Neto, ambos de cabeça, perderam boas oportunidades para as suas equipes em dois ataques seguidos. Renê defendeu a finalização do atacante do Santo André, enquanto Otacílio Neto mandou à esquerda. Depois, o ritmo caiu, e os times foram para o intervalo com 0 a 0 no placar.


0 a 0 insistente


O Barueri tentou fazer no segundo tempo o mesmo que fez no primeiro: pressionar no início. E teve uma boa chance. Aos três minutos, Otacílio Neto bateu falta no canto esquerdo. Neneca espalmou. Depois, o zagueiro Cesinha acertou o braço no rosto de Fernandinho. Os jogadores do Barueri queriam a expulsão do adversário, que só recebeu o amarelo.


Desta vez, no entanto, o Santo André conseguiu equilibrar o jogo mais cedo. E passou a ameaçar também. Com 11 minutos, Ávina cruzou rasteiro, Renê não conseguiu cortar, e a bola encontrou Marcelinho Carioca na segunda trave. O meia bateu sem goleiro, mas Ralf se meteu na frente da jogada e salvou quase em cima da linha.


Aos 18, Marcelinho Carioca recebeu na área e deu passe para Ramazotti pegar de primeira e acertar a trave direita de Renê.


Val Baiano entrou no jogo para substituir Otacílio Neto. Na segunda vez que tocou na bola, aos 29 minutos, quase marcou. Recebeu na área e chutou rasteiro. Neneca caiu para fazer mais uma defesa. O goleiro do Ramalhão voltou a trabalhar seis minutos depois, desta vez em chute no cantinho de Thiago Humberto. Com a mão direita, ele colocou para escanteio.

Ao contrário dos goleiros, o responsável por mexer no placar não teve que trabalhar: o resultado final ficou mesmo no 0 a 0.

Em treino de finalização, Julio César tira onda: 'Objetivo desse esporte é fazer gol'

Considerado por muitos o melhor goleiro do mundo na atualidade, Julio César curte a ótima fase até nos treinamentos. Azar dos outros jogadores da seleção brasileira. No trabalho de finalizações, nesta quarta-feira, na Granja Comary, o ídolo do Inter de Milão fez defesas espetaculares, tirou onda com todos, mas também não escapou das provocações quando foi superado.

O principal alvo das gozações de Julio César foi Adriano, amigo e ex-companheiro de Flamengo e Inter. Famoso por seus potentes chutes de perna esquerda, o Imperador não poupou força. Em algumas tentativas, superou o goleiro com verdadeiros mísseis para dentro da meta. Mas, quando errou, teve de suportar muita gozação.

- É você que chuta forte? O que você está querendo? Você (Adriano) sempre pipoca para mim! – brincou o goleiro ao defender uma bomba do centroavante rubro-negro.


A provocação de Julio César continuou assim que Dunga alterou o treinamento. Os jogadores tinham que chutar de uma distância um pouco maior e recebendo cruzamentos do lado oposto. Durante um bom período, ele e Helton não foram superados. Mais motivo para gracinhas.

- Para quem não sabe, o objetivo desse esporte é fazer gol! – ironizou.

A felicidade, porém, durou pouco. Algumas tentativas depois, Julio não conseguiu defender uma finalização de André Santos e teve de ouvir:

- Peeeeeega, Julio César!!! – gritaram os jogadores, em coro.

A confiança do goleiro em brincar com Adriano e outros atletas, aliás, não é a mesma com Daniel Alves, outro dono de uma pontaria afiada. Em um dos chutes, o jogador do Barcelona acertou de forma precisa o ângulo direito.

- Essa bola do Daniel é f... – lamentou Julio, buscando dentro do gol.

Em alerta com Avaí, Muricy espera apoio e paciência de palmeirenses no Palestra

O fato de liderar o Campeonato Brasileiro com 53 pontos, cinco a mais que o vice São Paulo, não deixa o Palmeiras relaxado. Um dia antes de encarar o Avaí, equipe que ocupa a nona posição, com 38 pontos, o técnico Alviverde Muricy Ramalho avisou que o torcedor que comparecer ao Palestra Itália deverá se preparar para um jogo duro.

- É um jogo difícil porque o Avaí é um time bem armado pelo Silas, que sabe jogar. Com as mudanças que teremos na equipe, a torcida vai ser muito importante, mas terá de ter paciência e empurrar o time. Ainda mais agora, que estamos com problemas. Será um jogo duro e precisaremos tê-los conosco o tempo todo – disse Muricy, alertando para os

Com os jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010, o técnico palmeirense perdeu Diego Souza para a seleção brasileira e Armero para o time colombiano. Além disso, ele não terá o zagueiro Maurício, suspenso. Isso sem falar em Maurício Ramos e Pierre, entregues ao departamento médico.

Outro ponto que preocupa o treinador é a qualidade do Avaí. Embora a equipe catarinense tenha tido uma queda de rendimento, ele acredita que certos jogadores podem fazer a diferença na partida.

- Tem o Marquinhos e o Muriqui, além de um time bem armado, com um treinador inteligente. É uma equipe jovem e complicada. Vai ser um jogo duríssimo.

Nenê desfaz polêmica e diz que estará no Rio em 2016, seja jogando ou torcendo

Após a publicação de uma entrevista no site americano “FanHouse”, dizendo que Nenê pretendia se aposentar antes dos Jogos de 2016 para se dedicar à religião, o pivô do Denver Nuggets resolveu mandar um recado ao torcedor brasileiro. Através de sua assessoria, ele desmentiu as declarações e afirmou que vai estar nas Olimpíadas do Rio, daqui a sete anos, seja como jogador ou como torcedor.

- Fiquei muito feliz e satisfeito ao saber que o Rio vai ser a sede dos Jogos de 2016. Como todo atleta, sonho desde menino disputar uma olimpíada. Seria uma emoção ainda muito maior representar o meu país na frente da minha família e dos amigos. Se for da vontade de Deus, estarei no Rio em 2016, jogando ou torcendo pelo Brasil. Com certeza, como brasileiro, seria uma grande vitória na minha carreira – afirmou Nenê.

Além disso, o pivô manifestou a vontade de defender a seleção brasileira no Mundial da Turquia, no ano que vem. Ele não jogou a Copa América de Porto Rico, em agosto, porque ainda se recuperava de uma lesão.

- Torci muito pela seleção na Copa América, fiquei muito feliz pelas conquistas do nosso basquete. No ano que vem, depois da temporada da NBA, se eu tiver condições de jogo, quero ajudar o Brasil no Mundial – disse.

Nenê está na Ásia, onde o Denver Nuggets vai disputar na quinta-feira, em Taiwan, um amistoso contra o Indiana Pacers. Ele se disse animado com as possibilidades do Denver Nuggets para o campeonato da NBA, que começa no fim de outubro.

- Minha atenção agora está voltada para a temporada 2009/10. Temos uma equipe de muita qualidade, e acredito que, se jogarmos da forma correta com os nossos talentos, teremos um grande campeonato.

Ferrari aceita, e Felipe Massa dará a bandeirada no GP do Brasil deste ano

Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, recebeu na terça-feira uma mensagem de Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, confirmando que a equipe aceitou o convite para que Felipe Massa dê a bandeirada no GP do Brasil. O brasileiro estará durante todo o fim de semana nos boxes de sua equipe, em Interlagos, trabalhando com os engenheiros e pilotos da escuderia.

Dessa forma, Massa entrará em um fechado grupo de personalidades - como Pelé (2002) e Gisele Bündchen (2004) - que já tiveram o privilégio de dar a bandeirada para o vencedor da etapa brasileira da Fórmula 1. O piloto já solicitou oficialmente seu retorno à Fórmula 1 no dia 1º de novembro, no GP dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, última etapa da temporada de 2009.

O autódromo de Interlagos está recebendo, no momento, os últimos detalhes para a realização da corrida, com o trabalho de montagem dos camarotes, pintura, limpeza e preparação da área dos boxes e paddock. O circuito deve começar a receber os carros e o material das equipes no início da próxima semana.

Atacante Gomis dá susto ao desmaiar em treino da seleção da França

O atacante Gomis, convocado para ocupar a vaga do cortado Ribéry na seleção da França, deu um susto em seus companheiros durante o treino desta quarta-feira, em Guingamp. O jogador participava normalmente da atividade em campo reduzido quando se sentiu mal e, sem ter se chocado com ninguém, caiu desmaiado no gramado.

O fato causou muita preocupação aos outros jogadores, que pediram com veemência a entrada do médico da seleção. Aos poucos, Gomis recobrou a consciência e deixou o gramado andando.


O mesmo já havia acontecido ao atacante durante um jogo-treino do Lyon na semana passada. Segundo explicou Claude Puel, técnico do Lyon, ao jornal "L'Équipe", os desmaios do jogador não preocupam.

- Ainda bem que ele não é zagueiro - brincou o treinador do Lyon.

Gomis retornou ao treino da França e terminou a atividade junto aos demais companheiros. A França encara neste sábado as Ilhas Faroe pelas eliminatórias europeias.

Fla empata no fim e mantém vivo o sonho da Libertadores: 3 a 3 com o Vitória

Time de Andrade torce por tropeços de Goiás e Atlético-MG nesta quinta-feira. Zé Roberto e Ramon brilham no Barradão

O Flamengo, que não levava gols havia seis jogos, sofreu logo três de uma vez. A invencibilidade, no entanto, continua. Em jogo eletrizante, o time de Andrade, que não perde desde a vitória por 3 a 0 sobre o Santo André, no dia 29 de agosto, empatou em 3 a 3 com o Vitória, no Barradão, e manteve vivo o sonho de chegar à Libertadores.

O Flamengo segue em 6º lugar, e torce para Atlético-MG e Goiás perderem nesta quinta-feira para, respectivamente, Botafogo e Goiás, ambos fora de casa. O time está com 42 pontos, cinco a menos do que o Galo, o quarto colocado. O Goiás é o quinto, com 45. Já o Vitória continuou em 8º lugar, com 40.

Na próxima rodada o Flamengo recebe o São Paulo, sábado, no Maracanã. Já o Vitória enfrenta o Santos, segunda-feira, na Vila Belmiro.

Começo de tirar o fôlego

Aos seis minutos, Zé Roberto arrancou pela esquerda, mostrando a velocidade dos velhos tempos, e tentou dar um leve toque por cobertura, mas Gleguer teve reflexo e fez excelente defesa. Logo depois, Léo Moura enfileirou pelo meio e rolou para Pet, que chutou de fora da área. O Flamengo mostrava que tinha mesmo ido ao Barradão para buscar a vitória.

O gol não demorou a sair. Mais uma vez Zé Roberto arrancou pela esquerda, sentindo-se em casa no campo de seu ex-clube. Tinha a opção de rolar para Petkovic, mas preferiu esticar a bola até Denis Marques. O criticado atacante chutou mal e contou com a sorte: a finalização desviou no zagueiro e enganou Gleguer, aos 12 minutos.

O jogo, no entanto, era de fortes emoções dos dois lados. Quatro minutos mais tarde, Ramon cobrou escanteio, Roger subiu mais do que Aírto e testou para marcar seu 13º gol na competição. Bruno ainda tocou na bola, mas não deu para salvar: 1 a 1.

Aos 19, foi a vez de Petkovic cobrar falta rasteira e Gleguer falhar: 2 a 1. Mas Bruno também ficaria atônito três minutos depois. Ramon bateu falta com perfeição e jogou no canto, com o goleiro rubro-negro estático: 2 a 2.

Depois dos quatro gols em sete minutos, o jogo esfriou. O Flamengo só voltou a ameaçar aos 35, quando Petkovic deixou Denis Marques livre e o atacante finalizou de canela, para fora.

Aos 38, Everton deixou o campo com um sangramento no rosto depois de ter sido atingido involuntariamente por Vanderson. E foi justamente pelo setor esquerdo da defesa do Flamengo, na primeira jogada sem o lateral, que surgiu o gol da virada do Vitória. Gláucio arrancou e Álvaro não conseguiu marcá-lo. Ramon recebeu o passe e tocou com categoria: 3 a 2

Gleguer se redime em duelo com Pet

Aos 45, Pet sofreu falta no lado esquerdo da área. Ele mesmo cobrou e Glueger se redimiu da falha no segundo gol.

No segundo tempo, quem teve a primeira chance foi o Vitória, com Roger, em chute de fora da área bem defendido por Bruno.

Mas se no primeiro tempo foi Zé Roberto quem mostrou imagens que pareciam antigas, no segundo foi Petkovic quem cobrou falta que lembrou o Pet de 2001. O chute de longe, com uma curva impressionante, foi salvado por Gleguer aos 18 minutos.

Zé Roberto brilha no fim

Como o time ameaçava apenas nas bolas paradas, Andrade trocou Willians por Juan para tentar a reação. Não adiantou muito.

Já nos últimos 15 minutos, o técnico sacou Denis Marques e apostou em Bruno Mezenga. O atacante entrou mal, errou chutes e passes, mas acertou um lançamento excelente para Juan aos 45 minutos. O lateral cruzou e Zé Roberto coroou sua boa atuação com o gol salvador: 3 a 3, no momento em que o Vitória esfriava o jogo e a torcida local comemorava.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Com nome no BID, Marcelo Mattos está liberado para estrear pelo Timão

Volante teve a documentação regularizada e deve jogar na próxima quarta-feira, contra o Coritba. Clube espera agora por Defederico
O volante Marcelo Mattos poderá estrear pelo Corinthians, contra o Coritiba, dia 16 de setembro, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. O nome do jogador apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ele está liberado para atuar.

Marcelo Mattos foi contratado nos últimos dias da janela de negociações com o mercado internacional. Ele vinha atuando no Panathinaikos, da Grécia, clube no qual o comprou do mesmo Corinthians em 2007, durante a campanha que rebaixou o clube para a Série B.

O volante vem treinando normalmente com o restante do elenco em Itu. Nesta quinta-feira, Mattos participou de uma atividade técnica e mostrou estar em boas condições físicas. Assim, deve fazer seu primeiro jogo na próxima semana, em Curitiba.

O Corinthians espera agora pela regularização do meia Matias Defederico. O clube já deu início ao processo de inscrição e aguarda pela liberação da CBF. A expectativa da comissão técnica e da diretoria é que ele esteja regularizado para o duelo no Paraná.

Nadal e Gonzalez voltam a jogar após interrupção pela chuva

Tenistas espanhol e chileno sofrem com o mau tempo em Nova York

A previsão do tempo não falhou. A chuva que ameaçou cair em Nova York nos últimos dias finalmente chegou na noite desta quinta-feira e atrapalhou o jogo entre Rafael Nadal e Fernando González. Com o segundo set empatado em 2/2, os primeiros pingos caíram e forçaram a interrupção da partida, que só voltou após 1h15m.

O espanhol venceu a primeira parcial no tie-break após salvar dois set points no 12º game. A parada pode ser boa para Nadal, que, ao fim do set inicial, pediu atendimento médico e foi atendido pelo fisioterapeuta do torneio. Desde o segundo jogo, o atual número 3 do mundo sofre com uma lesão no abdômen.

Presidente do COI prevê eleição apertada

Jacques Rogge diz que não há uma cidade favorita e acredita que a candidatura vencedora será escolhida por uma diferença pequena de votos

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse nesta quinta-feira que não há um favorito entre Rio, Chicago, Tóquio e Madri pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O dirigente prevê uma disputa bem apertada, decidida por uma diferença de poucos votos, na eleição do dia 2 de outubro, em Copenhagen. Acredita que será uma briga tão ou mais mais acirrada do que a que envolveu Londres e Paris pelo direito de receber as Olimpíadas de 2012. Na ocasião, os ingleses venceram por quatro votos na rodada final.


- Eu realmente não vejo nenhum favorito. Acho que a votação final será muito próxima, decidida por uma diferença pequena. Todos os cenários são possíveis - disse.


Rogge também comentou a possível ausência de Barack Obama. Negou as especulações de que a candidatura de Chicago seria prejudicada se o presidente dos Estados Unidos não confirmasse presença na Assembleia do COI.


- Não há nenhuma tradição ou exigência que todos os chefes de estado compareçam. Nós não vemos isso como algo negativo. Tenho certeza de que se um chefe de estado não for mandará fazer uma apresentação de vídeo ou enviar uma carta. Mas se todos quiserem estar presentes será uma honra para nós - afirmou Rogge.


Para ele, o que mais contará na hora da escolha da sede será a confiança nos organizadores da candidatura. Citou como exemplo Gianna Angelopoulos, que liderou o projeto de Atenas para os Jogos de 2004.

Economista faz previsão pessimista sobre legado da Copa na África do Sul

Para Ian Mckee, especialista em estádios sustentáveis, Mundial do ano que vem será uma catástrofe do ponto de vista da sustentabilidade

Os arquitetos responsáveis pelos projetos das arenas para a Copa do Mundo 2014, que será disputada no Brasil, estão reunidos em Salvador em um fórum para discutir a sustentabilidade econômica e ambiental dos estádios. Nesta quinta-feira, os profissionais assistiram a uma palestra do economista americano Ian McKee, credenciado pelo Leed (Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente, na sigla em inglês). Mckee credencia construções sustentáveis no mundo todo.

O assunto principal do fórum é Copa 2014, mas Mckee,durante sua explanação, fez uma previsão bastante pessimista sobre a Copa de 2010, na África do Sul. Ele diz que antes mesmo de estarem prontos os estádios do próximo Mundial já são elefantes brancos.

- A Copa da África vai ser uma catástrofe do ponto de vista da sustentabilidade. São estádios que não serão utilizados para nada depois da Copa. É um tipo de planejamento que não faz sentido e não existe solução - critica.

Mckee explica que um estádio sustentável se mantém em atividade o ano todo. Tem de ser construído respeitando algumas premissas: utilização de materiais que respeitem o meio ambiente, que tenha projetos de reuso da água, e utilize fontes alternativas de energia, como a solar. Ele explica que a economia que se consegue com essas medidas, diminui muito o custo de manutenção do estádio.

Além disso, o economista lembra que é preciso se pensar no legado. Ele explica que não se deve pensar apenas em arenas corretas dos pontos de vista econômico e ambiental.

- Não devemos pensar apenas em 12 estádios, mas em 12 cidades. O foco, claro, está nas arenas, mas tem toda a questão de aeroportos, hospitais, transporte, hotéis. A questão do legado é importante. Tudo isso julgado pela sustentabilidade. O Brasil tem a chance de deixar uma marca positiva e seja pioneiro na realização de uma Copa Verde, desde que não repita os erros da África do Sul.

Kléber está fora do jogo contra o Inter

Médico prevê retorno às atividades junto com o grupo na próxima semana

O atacante Kléber voltou aos treinos nesta quinta-feira. Mas ainda não trabalhou com o restante do elenco do Cruzeiro. Ele fez uma atividade à parte com o preparador físico Quintiliano Lemos e segue de fora do time, recuperando-se de dores na região pubiana. A Raposa vai encarar o Inter no próximo domingo sem o Gladiador.

A intenção da comissão técnica é que Kléber volte contra o Palmeiras. Depois de enfrentar o Inter, o Cruzeiro terá dez dias até o confronto contra os paulistas.

- Hoje (quinta-feira) já podemos dizer que ele está sem dor e vem fazendo trabalho de fortalecimento muscular. Na sequência ele vai fazer trabalho com bola, e esperamos que volte a trabalhar com os outros atletas na semana que vem - explicou o médico do clube Sérgio Freire Júnior.

Elton sobre a artilharia da Série B: ‘Procuro deixar isso de lado’

Elton tem dez gols na Série B do Campeonato Brasileiro e está a dois de Edvaldo, do Duque de Caxias, e Rafael Coelho, do Figueirense. No entanto, nesta quinta-feira, em São Januário, o jogador disse desconhecer a diferença que o separa de ser o maior goleador da competição.

Segundo o atacante do Vasco, amigos e companheiros é que costumam brincar com ele sobre a possibilidade de ser o artilheiro da Série B de 2009.

- Fico sabendo mais pelas pessoas que dizem que estou perto. Procuro deixar isso de lado para ajudar a minha equipe. Sei que estou próximo, mas sem nenhuma ansiedade. Claro que é mais um objetivo, mas sem pressa. Devagar a gente vai conseguir chegar. O mais importante é dar um passo para conseguir logo essa classificação para a Série A – analisou o atacante cruzmaltino.


Nesta sexta-feira, o Vasco vai encarar o Paraná, em São Januário, pela quarta rodada do returno da Série B. O time ocupa a primeira colocação na competição, com 43 pontos. Acompanhe o jogo em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.