quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Com nome no BID, Marcelo Mattos está liberado para estrear pelo Timão

Volante teve a documentação regularizada e deve jogar na próxima quarta-feira, contra o Coritba. Clube espera agora por Defederico
O volante Marcelo Mattos poderá estrear pelo Corinthians, contra o Coritiba, dia 16 de setembro, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. O nome do jogador apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ele está liberado para atuar.

Marcelo Mattos foi contratado nos últimos dias da janela de negociações com o mercado internacional. Ele vinha atuando no Panathinaikos, da Grécia, clube no qual o comprou do mesmo Corinthians em 2007, durante a campanha que rebaixou o clube para a Série B.

O volante vem treinando normalmente com o restante do elenco em Itu. Nesta quinta-feira, Mattos participou de uma atividade técnica e mostrou estar em boas condições físicas. Assim, deve fazer seu primeiro jogo na próxima semana, em Curitiba.

O Corinthians espera agora pela regularização do meia Matias Defederico. O clube já deu início ao processo de inscrição e aguarda pela liberação da CBF. A expectativa da comissão técnica e da diretoria é que ele esteja regularizado para o duelo no Paraná.

Nadal e Gonzalez voltam a jogar após interrupção pela chuva

Tenistas espanhol e chileno sofrem com o mau tempo em Nova York

A previsão do tempo não falhou. A chuva que ameaçou cair em Nova York nos últimos dias finalmente chegou na noite desta quinta-feira e atrapalhou o jogo entre Rafael Nadal e Fernando González. Com o segundo set empatado em 2/2, os primeiros pingos caíram e forçaram a interrupção da partida, que só voltou após 1h15m.

O espanhol venceu a primeira parcial no tie-break após salvar dois set points no 12º game. A parada pode ser boa para Nadal, que, ao fim do set inicial, pediu atendimento médico e foi atendido pelo fisioterapeuta do torneio. Desde o segundo jogo, o atual número 3 do mundo sofre com uma lesão no abdômen.

Presidente do COI prevê eleição apertada

Jacques Rogge diz que não há uma cidade favorita e acredita que a candidatura vencedora será escolhida por uma diferença pequena de votos

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse nesta quinta-feira que não há um favorito entre Rio, Chicago, Tóquio e Madri pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O dirigente prevê uma disputa bem apertada, decidida por uma diferença de poucos votos, na eleição do dia 2 de outubro, em Copenhagen. Acredita que será uma briga tão ou mais mais acirrada do que a que envolveu Londres e Paris pelo direito de receber as Olimpíadas de 2012. Na ocasião, os ingleses venceram por quatro votos na rodada final.


- Eu realmente não vejo nenhum favorito. Acho que a votação final será muito próxima, decidida por uma diferença pequena. Todos os cenários são possíveis - disse.


Rogge também comentou a possível ausência de Barack Obama. Negou as especulações de que a candidatura de Chicago seria prejudicada se o presidente dos Estados Unidos não confirmasse presença na Assembleia do COI.


- Não há nenhuma tradição ou exigência que todos os chefes de estado compareçam. Nós não vemos isso como algo negativo. Tenho certeza de que se um chefe de estado não for mandará fazer uma apresentação de vídeo ou enviar uma carta. Mas se todos quiserem estar presentes será uma honra para nós - afirmou Rogge.


Para ele, o que mais contará na hora da escolha da sede será a confiança nos organizadores da candidatura. Citou como exemplo Gianna Angelopoulos, que liderou o projeto de Atenas para os Jogos de 2004.

Economista faz previsão pessimista sobre legado da Copa na África do Sul

Para Ian Mckee, especialista em estádios sustentáveis, Mundial do ano que vem será uma catástrofe do ponto de vista da sustentabilidade

Os arquitetos responsáveis pelos projetos das arenas para a Copa do Mundo 2014, que será disputada no Brasil, estão reunidos em Salvador em um fórum para discutir a sustentabilidade econômica e ambiental dos estádios. Nesta quinta-feira, os profissionais assistiram a uma palestra do economista americano Ian McKee, credenciado pelo Leed (Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente, na sigla em inglês). Mckee credencia construções sustentáveis no mundo todo.

O assunto principal do fórum é Copa 2014, mas Mckee,durante sua explanação, fez uma previsão bastante pessimista sobre a Copa de 2010, na África do Sul. Ele diz que antes mesmo de estarem prontos os estádios do próximo Mundial já são elefantes brancos.

- A Copa da África vai ser uma catástrofe do ponto de vista da sustentabilidade. São estádios que não serão utilizados para nada depois da Copa. É um tipo de planejamento que não faz sentido e não existe solução - critica.

Mckee explica que um estádio sustentável se mantém em atividade o ano todo. Tem de ser construído respeitando algumas premissas: utilização de materiais que respeitem o meio ambiente, que tenha projetos de reuso da água, e utilize fontes alternativas de energia, como a solar. Ele explica que a economia que se consegue com essas medidas, diminui muito o custo de manutenção do estádio.

Além disso, o economista lembra que é preciso se pensar no legado. Ele explica que não se deve pensar apenas em arenas corretas dos pontos de vista econômico e ambiental.

- Não devemos pensar apenas em 12 estádios, mas em 12 cidades. O foco, claro, está nas arenas, mas tem toda a questão de aeroportos, hospitais, transporte, hotéis. A questão do legado é importante. Tudo isso julgado pela sustentabilidade. O Brasil tem a chance de deixar uma marca positiva e seja pioneiro na realização de uma Copa Verde, desde que não repita os erros da África do Sul.

Kléber está fora do jogo contra o Inter

Médico prevê retorno às atividades junto com o grupo na próxima semana

O atacante Kléber voltou aos treinos nesta quinta-feira. Mas ainda não trabalhou com o restante do elenco do Cruzeiro. Ele fez uma atividade à parte com o preparador físico Quintiliano Lemos e segue de fora do time, recuperando-se de dores na região pubiana. A Raposa vai encarar o Inter no próximo domingo sem o Gladiador.

A intenção da comissão técnica é que Kléber volte contra o Palmeiras. Depois de enfrentar o Inter, o Cruzeiro terá dez dias até o confronto contra os paulistas.

- Hoje (quinta-feira) já podemos dizer que ele está sem dor e vem fazendo trabalho de fortalecimento muscular. Na sequência ele vai fazer trabalho com bola, e esperamos que volte a trabalhar com os outros atletas na semana que vem - explicou o médico do clube Sérgio Freire Júnior.

Elton sobre a artilharia da Série B: ‘Procuro deixar isso de lado’

Elton tem dez gols na Série B do Campeonato Brasileiro e está a dois de Edvaldo, do Duque de Caxias, e Rafael Coelho, do Figueirense. No entanto, nesta quinta-feira, em São Januário, o jogador disse desconhecer a diferença que o separa de ser o maior goleador da competição.

Segundo o atacante do Vasco, amigos e companheiros é que costumam brincar com ele sobre a possibilidade de ser o artilheiro da Série B de 2009.

- Fico sabendo mais pelas pessoas que dizem que estou perto. Procuro deixar isso de lado para ajudar a minha equipe. Sei que estou próximo, mas sem nenhuma ansiedade. Claro que é mais um objetivo, mas sem pressa. Devagar a gente vai conseguir chegar. O mais importante é dar um passo para conseguir logo essa classificação para a Série A – analisou o atacante cruzmaltino.


Nesta sexta-feira, o Vasco vai encarar o Paraná, em São Januário, pela quarta rodada do returno da Série B. O time ocupa a primeira colocação na competição, com 43 pontos. Acompanhe o jogo em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Treino nesta sexta-feira definirá o substituto de Diego Souza no Palmeiras

Muricy Ramalho contará com o reforço do lateral-esquerdo Armero, que estava na seleção colombiana, na partida deste domingo, contra o Vitória

O técnico do Palmeiras, Muricy Ramalho, definirá na tarde desta sexta-feira o time para a partida do próximo domingo, contra o Vitória, que acontecerá no estádio Barradão, em Salvador. Em relação ao time que venceu o Barueri por 2 a 1, ele terá desfalques e reforços.


Não poderão atuar o zagueiro Maurício Ramos e o volante Pierre, que estão machucados, além do meia Diego Souza, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida e terá de cumprir suspensão automática. Em compensação, Muricy terá o reforço do lateral-esquerdo Armero, que não jogou no último sábado por estar servindo a seleção colombiana.


O maior problema do técnico é definir quem entra na vaga de Diego. Cleiton Xavier deixou claro que o companheiro fará muita falta.


- Ele é o nosso melhor jogador. Com toda justiça, está brigando pelo posto de melhor do Campeonato Brasileiro. Mas também não podemos ficar lamentando. O Muricy ainda não passou nada de como vamos enfrentar o Vitória – ressaltou.


Muricy tem várias opções para substituir o camisa 7. Para manter inalterada a estrutura tática no 4-4-2, a opção seria Dayvid Sacconi. Mas, na derrota de 1 a 0 para o Coritiba, quando também não contou com Diego Souza, o treinador surpreendeu ao escalar três atacantes. Daniel Lovinho foi o companheiro de Obina e Ortigoza. Existe ainda a chance de ele escalar mais um volante, colocando Sandro Silva, ou ainda mudar o esquema para três zagueiros. Nesse caso, a opção seria pela entrada de Marcão.


O time volta a treinar às 15h30m desta sexta-feira, na Academia de Futebol.

Exames comprovam que a fundista sul-africana, Caster Semenya, é hermafrodita

Porta-voz da Iaaf garante que atleta não perderá ouro do Mundial de Berlim

Depois do técnico da seleção sul-africana, Wilfred Daniels, pedir demissão por se sentir insultado e Caster Semenya considerar os questionamentos sobre seu sexo "apenas uma brincadeira", exames realizados durante o Mundial de Berlim, em agosto, comprovaram que a campeão dos 800m na competição é hermafrodita. De acordo com o jornal australiano "The Sidney Herald", a fundista não possui ovários, apesar de na aparência externa apresentar ógão sexual feminino, e tem testículos internos "escondidos", que produzem grande quantidade de testosterona.

- Testes realizados no Mundial de Atletismo no último mês, quando o sexo da atleta foi questionado após sua vitória nos 800m, revelaram uma evidência de que ela é hermafrodita, uma pessoa que tem órgãos masculino e feminino - disse o texto do jornal australiano publicado nesta quarta-feira.

Um dia depois, o porta-voz da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), Nick Davies, confirmou a informação do veículo, mas afirmou que Semenya não irá perder a medalha de ouro conquistada em Berlim.

- Essa é uma questão médica e não doping, o que caracterizaria uma trapaça dela. Esses testes não sugerem nenhuma suspeita de má conduta, que daria uma vantagem a Semenya sobre as adversárias. Não há uma desqualificação de resultados em casos desse tipo - disse Davies.

Secretário-geral da Iaaf, Pierre Weiss, afirmou que a entidade não pode se pronunciar oficialmente pelo caso até que o relatório da comissão médica seja concluído. Segundo o dirigente, a entidade divulgará o documento final sobre o caso somente em novembro, após consultar Semenya.

- Nós não temos uma legislação específica para esse assunto, como acontece com o doping. Não há nada que possa nos indicar que decisão tomar em casos desse tipo. Mas está claro que ela é uma mulher, mas talvez não seja 100%. Temos de verificar apenas se ela pode ter uma vantagem no esporte por ficar entre os dois sexos - declarou Weiss à agência de notícias France Press.

Porta-voz da liga juvenil do Congresso Nacional Africano, Floyd Shivambu, acredita que as acusações citadas no jornal australiano são baseadas em "rumores maliciosos".

- Acho que precisamos achar a verdade antes de dar crédito a isso tudo. Precisamos saber quem está dizendo isso para não validar um rumor que ainda não foi oficialmente verificado pela Iaaf - disse Shivambu.

Para Casagrande, é difícil Maradona organizar vida após problema com drogas

Comentarista, que viveu situação parecida, acha que ídolo argentino não está preparado para assumir a seleção de seu país

O problema com drogas por que passou Maradona pode estar refletindo no trabalho dele à frente da seleção argentina. Esta é a opinião de Casagrande, comentarista da Rede Globo e que, assim como o ídolo dos nossos vizinhos, também é ex-jogador de futebol e viveu experiência parecida com a de El Pibe.

Durante o programa Arena SporTV desta quinta-feira, Casagrande analisou a situação da seleção argentina e o trabalho de Maradona à frente da equipe.

- Eu acho o Maradona tecnicamente fraco como treinador. Ele não entende nada de tática, eu acho que ele é muito responsável pelo rendimento ruim da seleção argentina. Mas tem um lado do Maradona que ele não levou em consideração (quando assumiu o cargo). Se é que valeria a pena, por tudo que ele passou nos últimos anos, por todos os problemas que teve, que foram problemas parecidos com os meus. Você assumir uma seleção argentina e se expor, sendo que para organizar a vida depois dos problemas que nós tivemos, é complicado, é difícil adquirir confiança, readquirir a confiança das pessoas, ou realmente confiar em você mesmo, você achar, ter certeza que vai conseguir controlar, administrar o problema que tem e vai ter para o resto da vida... tudo que envolve a imagem que você tem em cima do problema, e no caso do Maradona foi até maior do que o meu, pela proporção que representa o Maradona dentro do mundo do futebol. Eu coloco em dúvida se ele faz as escolhas certas e se ele está equilibrado emocionalmente e vê a realidade como realmente é - disse Casagrande


O comentarista contou um pouco de sua recuperação para poder fazer um paralelo de como a situação pode estar atrapalhando Maradona na missão de comandar a seleção argentina.

- Eu sei porque eu estou me organizando ainda. Já voltei a trabalhar faz três, quatro, cinco meses. Estou fazendo jogos, está tudo correndo bem, tudo tranquilo, mas é difícil se organizar, colocar a vida em ordem, fazer as coisas do jeito que todo mundo faz. O problema que ele tem de dependência química, que eu tenho... um dos danos que a droga faz na vida de uma pessoa comum é desorganizar completamente e tirar o equilíbrio emocional dela. Isso daí não é de um dia para o outro, de um ano, de dois que você consegue readquirir ou fazer de novo. Porque você (o dependente) é desorganizado há muito tempo. Você vai começar a se organizar agora, quando se trata e entende a doença. O Maradona, desculpa, ele é desorganizado, ele continua sendo desorganizado, continua com desequilíbrio emocional. Não é uma pessoa preparada nem para ter uma vida normal, muito menos para assumir uma responsabilidade de ser treinador da seleção argentina - comentou Casagrande.

A seleção argentina corre o risco de ficar de fora da Copa de 2010. Com 22 pontos, um a mais que Uruguai e Venezuela, aparece em quinto lugar nas eliminatórias. Somente os quatro primeiros se garantem. O quinto vai disputar repescagem contra o quarto colocado da Concacaf.


Presidente da Renault chama Briatore a Paris e pode processar Nelsinho Piquet

O brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Renault, chamou Flavio Briatore a Paris nesta quinta-feira para o chefe da equipe francesa explicar o caso de Nelsinho Piquet. De acordo com o site da TV americana Speed, a direção da montadora vai apoiar o dirigente do time e até processar o piloto brasileiro.

Blog Voando Baixo: Quem precisa de ética? Opine sobre o caso Renault

Desde que o escândalo veio a público, por meio do comentarista Reginaldo Leme no GP da Bélgica, boatos dizem que a Renault poderia deixar a Fórmula 1. A montadora francesa poderia também acabar a parceria com Briatore, que teve seu primeiro capítulo em 1995, quando a Benetton assinou um contrato para receber motores em 1995.

A Renault sofreu um grande dano em sua imagem nos últimos 11 dias, desde que a história foi divulgada pela primeira vez. A posição de Briatore parecia ser insustentável para a direção da montadora, principalmente após o depoimento de Nelsinho vir à tona. No entanto, de acordo com o Speed, o encontro de Briatore pode ter sido bem-sucedido. O dirigente teria o apoio dos principais comandantes da montadora.

Briatore teria convencido os chefes da montadora de que Nelsinho não é uma testemunha confiável. A Renault estuda processar o piloto brasileiro por danos à sua imagem. No entanto, ainda não está claro se a ação judicial seria tomada antes ou depois da reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no dia 21 de setembro. O chefe da equipe voltou à Inglaterra após a reunião em Paris e deverá estar em Monza neste fim de semana, em sua primeira aparição pública após o escândalo.